Climatologia dinamica
R A meteorologia Dinâmica, que estuda a mecânica geral e a termodinâmica da atmosfera. Desenvolveu-se particularmente depois de 1923. Ela oferece a vantagem de ser sintética, isto é, ela considera em bloco os estados do meio atmosférico: o tempo e as massas de ar. Ela está, pois está perfeitamente adaptado as necessidades dos geógrafos; pois que estes se interessam precisamente pelas combinações.
2) Quais as principais dificuldades para a geografia perseguir a climatologia dinâmica ou geográfica? Ele é importante para a geografia física? Justifique.
R A assimilação dos conhecimentos é difícil porque o instrumento teórico não está bem codificado senão para os especialistas. As publicações francesas existem somente sob a forma de artigos esparsos ou de obras de vulgarização muito condensadas. Os tratados melhores são escritos em alemão, inglês ou russo. Freqüentemente estes tratados apresentam ainda materiais não elaborados utilizados pelos meteorologistas, mas não pelo geógrafo e os desenvolvimentos matemáticos desagradam muito os leitores: Em suma; o geógrafo deve procurar laboriosamente sua documentação numa multidão de trabalhos concebidos principalmente por meteorologistas e destinados aos meteorologistas. E o método de utilização das fontes permanece por construir.
3) Estabeleça os motivos da meteorologia e da climatologia geográfica proposta por Pédelaborde.
R A Meteorologia fornece uma descrição viva do meio atmosférico, pois ela considera o tempo que é uma realidade. Ao contrário, a Meteorologia Descritiva tradicional, pelas exigências da análise, desarticula o tempo em elementos que perdem toda significação concreta no momento que são isolados.
A climatologia - é um dos ramos da Geografia Física: ela estuda as características da atmosfera em contato com a superfície