Resenha climatologia
A Climatologia Separativa, que baseia-se na Meteorologia tradicional, idéia explorada por Hann e que traça através de uma separação, ou seja, estuda sem levar em conta uma interdependência entre os elementos atmosféricos. O grande revés do método para sua aplicação no estudo da Geografia, é sua uniformidade, e sua forma estática, que não permite uma visualização das variáveis que ocorrem em um período do clima. Alem disso, destaca-se que a falta de conexão entre os elementos estudados faz com que não se permita ver os fatores que influenciam as variações climáticas.
O estudo da Climatologia Sintética, idealizado por Sorre, e muito esmiuçada por Monteiro, no Brasil, mantém uma conexão direta com a Meteorologia Dinâmica. É um estudo mais moderno, que combina diversos elementos em busca das respostas para as variações climáticas. O estudo tenta estabelecer uma busca na definição do “ritmo” com que a dinâmica atmosférica se compreende. Assim com uma análise rítmica, os estudos diários dos movimentos atmosféricos, fica mais palpável uma real definição de climas regionais e suas variáveis.
Deve-se levar em consideração a função de complementaridade existente entre a Climatologia Separativa e a Sintética, dessa forma constituindo a Climatologia Geográfica. Cada estudo apresenta definições mais pertinentes a estudos um tanto quanto mais específicos. Assim, a busca por padrões e respostas se torna mais completa e analítica.
A constante busca por respostas sobre o planeta e seu funcionamento fez o homem gerir estudos