analise corporativa
Análise comparativa: A História das Coisas; Tempos Modernos; Capitalismo, trabalho e Educação.
Foi-nos apresentado o filme “A História das Coisas”, um vídeo dinâmico e muito interessante. Trata do complexo sistema que vai da extração, passa pela produção, distribuição, consumo e acaba no tratamento do lixo. Segundo o documentário, esse sistema é muito mal explicado nos livros, que ignoram alguns aspectos importantes, como as pessoas que participam dessa engrenagem e os limites impostos pela natureza, por exemplo.
A partir do filme, é possível compreender a relação estabelecida entre diversos problemas ambientais e sociais e a necessidade urgente de criarmos um mundo sustentável e justo. Como ponto central desse sistema analisado, o coração que o impulsiona, tem-se o consumo, amplamente incentivado após a Segunda Guerra Mundial. No mundo atual, quem não contribui para “a seta dourada do consumo” não tem valor.
Para isso, diversas ações são postas em práticas com vistas à obsolescência (planejada e perceptiva) dos produtos. Nesse ponto, a mídia desempenha papel fundamental, pois bombardeia os telespectadores com anúncios de produtos e serviços, dizendo a eles que tudo está errado (seus cabelos, suas roupas, seus sapatos...) e que precisam consumir, consumir e consumir. Mas o resultado que o consumismo exagerado traz não é mostrado. Como por exemplo, qual é a qualidade de vida das pessoas que trabalham exageradamente para satisfazer os nossos desejos consumistas? O Filme “Tempos Modernos”, responde a essa indagação de forma dinâmica e cômica. Ele mostra a vida de Charles Chaplin como funcionário de uma linha de produção de