analise bibliografica
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Análise Bibliográfica
Nome: Elaine Cristina Silva RA: 399282 Nome: Mariana Montoro RA: 395706
Nome: Marina Moraes RA: 392530
“Gestão Democrática”
AGUDOS – SP
2015
Análise Bibliográfica
Bibliografia
Justificativa
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1998.
No Brasil, com a reabertura político-democrática, pós Ditadura Militar (1964 - 1985), a Constituição chegou para definir a “gestão democrática do ensino público, na forma da lei” como um de seus princípios (Art. 2006, Inciso VI).
FRIGOTTO, G. Educação e a crise do capitalismo real. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2000, p. 26.
Este livro, de algum modo, é a continuação mais eloquente de “A produtividade da escola improdutiva” um livro que ainda hoje nos ajuda a pensar que é possível renascer das cinzas, e que é possível acreditar e lutar por um mundo melhor, justo e igualitário.
PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. 3 ed. São Paulo: Ática, 2006.
Para uma sociedade democrática é importante de que esta preveja em sua estrutura, a instalação do mecanismo institucionais que estimulem a participação em sua gestão não só de educadores e funcionários, mas também dos usuários, a quem ela deve servir. A noção de qualidade do ensino está ligado a preparação para o mercado de trabalho, e o ingresso para o ensino superior. Sem minimizar a importância desses dois elementos, o conhecimento, técnicas, valores, comportamentos, atitudes construídos historicamente, deve ser passado de geração em geração. Essa produção tem sido mediada pela educação, é por ela que o homem tem a possibilidade de construir-se historicamente diferenciando-se da mera natureza.
SILVA, J. M. Autonomia da escola pública. São Paulo: Papirus,