Analise bibliografica
Análise Bibliográfica
Jucileide Silva de Macêdo – RA 402638 Marlene de Jesus França Feira de Santana, Outubro -2014
Análise Bibliográfica:
O Jogo e a Educação Infantil – KISHIMOTO, Tizuko Morchida. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
Justificativa:
Dirigido a pesquisadores e educadores, este livro aborda desde o significado de palavras como jogo, brinquedo e lúdico, passando pela discussão da importância do jogo na educação infantil, até as teorias de Piaget, Wallon, Vygostsky e Bruner sobre o assunto. A autora dá destaque aos jogos tradicionais, marginalizados em decorrência do acelerado processo de brinquedos tecnológicos. A atualização e a recuperação desse tipo de jogo são hoje consideradas alternativas adequadas para fortalecer os processos interativos e enriquecer a cultura infantil e vêm chamando cada vez mais a atenção de professores e pesquisadores na área de educação infantil. O livro a eventos presentes pelo autor relembrando vivência cotidiana com a prática na construção deste artigo.
A compreensão da brincadeira e jogos é bastante ampla aonde, a obra vem trazer tais abordagens que podem ser usadas para aprendizado da criança. A definição da palavra jogo é bastante relevante, pois, cada sujeito poderá interpretá-la de uma maneira. O brinquedo proporciona a criança um Mundo Imaginário, onde se dá início a criação do lúdico de cada um.
A relação existe entre o jogo e a educação, é que o jogo é considerado uma forma de recreação infantil, uma cultura presente desde a antiguidade grego-romana, porém o intuito dos jogos vai além da tarefa recreativa pode favorecer o ensino dos conteúdos em sala de aula, estabelecer as