analise bibliografica
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Trabalho de Conclusão de Curso I
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso I”, sob orientação da professora-tutora a distância Nelly Carla Reis Barros.
Análises Bibliográficas
BIBLIOGRAFIA ANÁLISE
ABRAHÃO, Ana Maria Leme Carrijo. Canta Canta Minha Gente – A Música no Cotidiano Escolar. Editora: Mercado de Letras, 2013. Neste livro a autora busca mostrar que a música pode ajudar no desenvolvimento cognitivo da criança, além de permitir que a mesma expresse seus sentimentos e sensibilidade. Traz em seu contexto o resgate a antigas brincadeiras de roda, estimulando e mostrando por que é tão importante tais brincadeiras no cotidiano escolar, já que é um excelente exercício para inúmeras formas de expressão.
SNYDERS, George. A escola pode ensinar as alegrias da música?. São Paulo: Cortez, 1994. Por meio desta obra, o autor procura mostrar como o ambiente escolar pode ser renovado, prazeroso e feliz através das práticas musicais. OLIVEIRA, Marta Kohl de. Aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio histórico. Scipione, 2010. A autora neste livro, sumariza os conceitos de Vygotsky explanando suas percepções à partir das pressuposições na qual o pensador idealiza. A obra discursa sobre a coerência da abordagem de Vygotsky sobre a gênese da psique, o desenvolvimento e aprendizado, o pensamento e a linguagem e a mediação simbólica em seu conjunto histórico social.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994. Podemos destacar na obra que o ilustre pensador Vygotsky, considerou que o desenvolvimento humano é além das mudanças ocorridas, seria um processo no qual há diversas complexidades e continuidade.
O livro também fala dos símbolos e dos instrumentos no desenvolvimento da criança, e