Analisando Empresas
Esta pesquisa foi realizada com a empresa “Comercial Elétrica Fensterseifer” mais conhecida como a Loja do Alemão. Onde as integrantes deste trabalho foram até a empresa e com o auxílio das perguntas propostas desenvolveram o texto abaixo.
O objetivo principal deste trabalho foi investigar como a empresa realmente se comporta tanto na sua organização micro e macroeconômica, como os juros, a inflação pode interferir no valor final do produto repassado ao consumidor. O quanto os métodos quantitativos utilizados podem influenciar numa visualização mais detalhada do real valor do produto, assim como técnica fundamental para o processo de tomada de decisão. E como é importante a ética numa empresa, na valorização dos seus empregados e referente ao consumidor.
2 DESEMVOLVIMENTO
2.1 MACROECONOMIA E MICROECONOMIA
A microeconomia, conhecida como teoria dos preços, é um ramo da economia que trata das questões das unidades de produção (empresas) a nível individual, estabelecendo critérios para a determinação do ponto de equilíbrio entre receitas e custos operacionais.
Em outras palavras, podemos dizer que a microeconomia é o estudo de como as famílias interagem em mercados específicos.
A microeconomia é chamada de teoria dos preços, uma vez que postula à articulação e coordenação das ações dos produtores e consumidores, através do sistema de livre funcionamento dos preços. A microeconomia desenvolve as teorias do consumidor, da produção e da distribuição ou repartição.
A macroeconomia, também conhecida como teoria da renda, trata a economia como um todo. Preocupa-se com a obtenção ou criação das riquezas econômicas (rendas) e suas respectivas repartição ou distribuição. Em outras palavras, poderíamos definir macroeconomia, como o estudo dos fenômenos que englobam toda a economia.
A macroeconomia estuda a teoria dos agregados e a teoria geral do equilíbrio e desenvolvimento, que por sua vez, estuda as teorias da moeda, das finanças públicas,