Anahanguera
PASSO 1
PLANEJAMENTO E SUAS DEFINIÇÕES
[pic]
O planejamento pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração na empresa, é um processo continuo, cujas características básicas são: um processo intencional de obtenção de situações desejadas.
Os objetivos não são pré-definidos, mas sujeitos a ponderações planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes; o planejamento não é um ato isolado; o processo de planejamento é muito mais importante que seu produto. O planejamento deve trazer resultados, portanto é uma etapa numa cadeia de meios e fins que leva ao que é desejado. Para que as escolhas possam ser feitas adequadamente, as conseqüências das propostas devem ser mapeadas de forma completa. Esse requisito, entretanto, deve ser balanceado com a necessidade de ações, visto que o tempo e os recursos para realizar esse mapeamento são limitados, bem como a capacidade de gerar conhecimento.
O planejamento não se resume apenas a uma operação mecânica e instrumental do que fazer, como fazer, queríamos justamente enfatizar que se trata de um processo complexo e, além de ser uma função administrativa e técnica- racional, é, sobretudo, uma função política, pois nada poderá ser feito sem vontade e decisão política.
"Planejamento é, assim, uma função organizacional contínua, porque o ambiente encontra-se em mutação permanente"
PASSO 2
“As pessoas reclamam dos altos impostos mais caros é o da falta de visão”
(Roberto Shinyashiki)
Os dois textos se complementam, ambos abrangem o futuro de forma muito presente, um parte da visão e o outro do líder do futuro. Os fatores determinantes para formação de uma pessoa é a filosofia que é passada pela sua família, a escola e a comunidade em que se vive, isso tudo faz parte do pilar da construção moral de um ser humano. Cultura varia de lugar para lugar, região e pessoas, sociedades tem suas visões de mundo