Anahanguera
Seja um ponto (0), o ponto de vista ou ponto de projeção, uma superfície S e uma superfície de projeção, definem um sistema de projeção.
Seja [A] um ponto qualquer do espaço, diz-se que a reta 0[A] é sua projetante, e define-se a projeção de [A] sobre S, tendo para centro [A] e como sendo A, intersecção de 0A com S.
A projeção de uma linha, de uma superfície ou de um sólido é o resultado da projeção de todos os seus pontos.
[pic]
Figura 1
O método das projeções é, portanto, um meio de representar em um único plano (espaço bidimensional) um objeto em duas ou três dimensões. Este plano passa a denominar-se um plano de projeção.
TIPOS DE PROJEÇÕES
Chama-se PROJEÇÃO CÔNICA ou CENTRAL quando as projetantes são concorrentes em um ponto distante do plano de projeção a uma grandeza finita. Como exemplo de projeção cônica sobre, tem a perspectiva linear.
[pic]
Figura 2
Quando o ponto situa-se no infinito, as projetantes são paralelas entre si e as dimensões da projeção são sempre iguais a do objeto.
A projeção PARALELA ou CILÍNDRICA pode ser classificada como ORTOGONAL ou OBLÍQUA, conforme as projetantes perpendiculares ou oblíquas (perspectiva cavaleira, p.ex.) ao plano de projeção, respectivamente.
Projeção paralela ou cilíndrica ortogonal designada apenas por Projeção Ortogonal tem uma larga utilização no Desenho Técnico. É o principal instrumento para traduzir uma idéia por um desenho ou concretizar pela execução uma idéia por um desenho.
As Vistas Ortográficas Principais baseiam-se na Projeção Ortogonal.
Gaspar Monge (1746-1818) criou um dos métodos mais criativos de representação. Ele empregou, um sistema de projeções cilíndricas ortogonais sobre dois planos perpendiculares entre si, que se faziam coincidir, pelo rebatimento de um deles sobre o outro, com o papel.
Para eliminar indeterminações que ocorre em alguns casos, emprega-se uma terceira projeção sobre um plano de perfil, isto é, perpendicular aos