Anaerobioses
1) CLOSTRIDIOSES: carbúnculo sintomático, botulismo e tétano.
2) NECROBACILOSES: podridão dos cascos.
CLOSTRIDIOSES.
São doenças infecciosas de evolução aguda ou super aguda caracterizadas por processos tóxicos, gangrenosos ou septicêmicos. Causadas por bactérias do gênero clostridium sp. ( são bactérias gram positivas, esporulam quando o ambiente não é favorável, anaeróbios produtores de toxinas.)
a) Invasoras: quando tiver patogenicidade+ multiplicação+disseminação (septicemia)+ produção de toxina. Ex: carbúnculo sintomático.
b) Não invasoras: ela não dissemina, mas produz a toxina. A patogenia esta toda relacionada a toxina. Ex: tétano e botulismo, a bactéria não sai da ferida.
Essas bactérias ficam no intestino do homem e animais. Entao saem nas fezes. Se esse animal morrer no pasto e não for resolvido libera quantidades enorme de clostridium.
CARBUNCULO SINTOMÁTICO (MANQUEIRA OU BLACK LEG)
Causa necrose muscular.
- Tem prevalência em bovino e ovino jovem, raramente em caprino suíno e equino, não é zoonose, portanto o homem não tem. Os adultos podem ser acometidos quando são transferidos para uma área endêmica sem vacina previa.
- É cosmopolita com prevalência em épocas de chuva, pois a chuva traz esporos enterrados para a superfície e o animal tem maior acesso. Bacilo gram positivo.
- Morbidade não é alta e 100% mortalidade. (12- 36hs, máximo 48 hs)
A infecção ocorre pela ingestão de esporos que atravessam a mucosa do intestino caindo na circulação e ficando em latencia no tecido muscular. Quando ocorrer uma situação de hipóxia (trauma) o esporo sai da latência e começa a se multiplicar ( período germinativo), libera exotoxinas e enzimas ( digere o musculo) e causa fermentação de glicogênio (gas). Sintomatologia: Esse tecido esta crepitando e edemaciado pelo acumulo de gás no subcutâneo. Tem depressão, anorexia, febre, claudicação, dor. Entram em septicemia e morrem.
Diagnóstico epidemiológico: dados