An Lise
Alunos: Michele Orlandi Gazolla (RA. 611100492)
Professor: Tony (Antonio Carlos)
Competências Individuais e Organizações
Análise das Competências (CHAVI) de gestor de empresa de pequeno porte familiar
Este trabalho foi desenvolvido em empresas de pequeno porte familiar de diferentes ramos. Em entrevista com o gestor de cada empresa podemos chegar a uma análise das competências individuais e organizacionais que apregoa, conforme aprendizado no curso MBA em Recursos Humanos.
Todos nós temos competências e precisamos entender o real potencial de cada pessoa. No caso de empresa familiar passa de poder de pai para filho, assumindo o negócio da família.
Muitas vezes pode enfrentar problemas na implantação de novos sistemas, pessoas mais antigas na organização tendem resistir a mudanças. Precisa ser mostrado o novo caminho e que pode dar certo.
Os gestores entrevistados buscam estar se aperfeiçoando, realizando cursos, estando em contato constante com informações sobre o meio organizacional que vive, apoio de consultores, e propiciam que outras pessoas da organização também busquem atualização, para seus colaboradores treinamento eficaz.
Investem em Qualidade Total, pois vêem como uma forma de regulamentar, sempre que necessário buscam soluções com o Comitê da Qualidade. Há muita exigência das montadoras que recebem o serviço da empresa e dos clientes que tem urgência nos produtos. Sempre pensando na inovação para obter mais qualidade no produto e satisfazer os clientes.
O profissional de RH precisa ter “habilidade com pessoal tanto na hora de divulgar promoções como na hora de executar demissões.” (sic) Este profissional precisa estar aberto para ouvir seu colaborador, dar feedback do seu trabalho, despertar o trabalho em equipe, valorização de potencial, pois com os “colaboradores do nosso lado tudo ficou mais fácil.” (sic)
Em uma fala da gestora entrevistada comenta “sou bastante organizada, e tenho a responsabilidade de