AN LISE
A música A Peleja de Karl Marx Contra o Império do Kapital, relata de uma forma bem irônica a luta de Marx contra o Capitalismo.
O autor contextualizou de forma bem irreverente a respeito à de alguns períodos da História, bem como os conceitos pregados por Marx.
Nas duas primeiras estrofes, a situação explicitada era do povo russo, pois o país desde o século XVI era governado por uma monarquia absolutista. A nobreza era proprietária de 25% das terras do país, e a grande maioria da população – mais de 80% estava ligada direta ou indiretamente à terra. As condições de vida dos camponeses eram péssimas. Eles habitavam em moradias precárias. Nas aldeias raramente havia escolas, por isso, a maior parte da população era analfabeta. Com uma economia essencialmente agrária, a Rússia tinha poucas indústrias: a maior parte dela pertencia a proprietários estrangeiros, principalmente franceses, ingleses, alemães e belgas.
Com tudo isso acontecendo na Rússia, os problemas internos se agravaram após a guerra Russo-Japonesa (1904-1905). A derrota ante os japoneses mergulhou a Rússia numa grave crise econômica e aumentou o descontentamento de diferentes grupos sociais com o czar Nicolau II. Começaram a ocorrer greves e movimentos reivindicatórios, duramente reprimidos pela polícia czarista.
Em um domingo de janeiro de 1905, trabalhadores de São Petersburgo, então capital do Império Russo, organizaram uma manifestação para entregar a Nicolau II um documento em que reivindicavam melhores condições de vida e melhores salários. Cerca de 200 mil pessoas, entre elas crianças e mulheres, dirigiu-se a residência do czar, lá as tropas do governo estavam de prontidão e receberam os manifestantes com tiros de fuzil. Este fato ficou conhecido como Domingo Sangrento e provocou conflitos em toda a Rússia.
Com toda a pressão social, o czar criou a Duma, espécie de Parlamento. Contudo, os deputados eleitos das quatro primeiras dumas foram de tal maneira pressionados pelo czar que pouco