Introdu 1
Introdução
Desenvolvimento O que é a SIDA
O vírus da SIDA
Sintomas da doença
Diagnostico da doença
De que formas se pode contrair a doença?
De que formas nos podemos prevenir?
De que formas nos podemos prevenir?
Viver com SIDA
Actividade Física:
Gravidez:
Alimentação:
Vida Sexual:
Onde obter informação e apoio sobre os testes do VIH
E Glossário
Estatísticas e números sobre a SIDA
Conclusão
Introdução
Este trabalho foi concebido para que ficássemos todos a compreender factos sobre a SIDA. Neste trabalho fala-se sobre vários temas, nomeadamente, o que é a SIDA, sintomas da doença, como se faz o diagnóstico, de que formas se pode contrair a doença, de que formas nos podemos prevenir, viver com SIDA, , onde obter informação e apoio sobre os testes do VIH, estatísticas e números sobre a SIDA e um pequeno glossário.
Desenvolvimento
(o que é o sida)
A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada que, começa de imediato a reproduzir-se dentro dos linfócitos T4 (ou células CD4) acabando por matá-las. As células CD4 são, precisamente, os elementos do sistema imunológico que dão indicações às restantes células para a necessidade de proteger o organismo contra agentes invasores. O VIH apenas afecta os humanos, só neles sobrevive e se reproduz e pode ser transmitido de três formas: por contacto sanguíneo; através do sémen e dos fluidos vaginais nas relações sexuais; de mãe para filho, o que pode ocorrer durante a gestação, no momento do parto e durante o amamentamento.
O VIH é um vírus bastante poderoso que, ao entrar no organismo, dirige-se ao sistema sanguíneo, onde começa de imediato a replicar-se, atacando o sistema imunológico, destruindo as células defensoras do organismo e deixando a pessoa infectada (seropositiva), mais debilitada e sensível a outras doenças, as chamadas infecções oportunistas que são provocadas por micróbios e que não afectam as pessoas cujo sistema