Introdu 1
Nos últimos anos, um número crescente de pesquisas envolvendo a suplementação de aminoácidos isolados sobre o desempenho físico vem sendo realizado, mas os efeitos e os possíveis mecanismos de ação de muitos deles ainda necessitam ser mais bem esclarecidos (MATSUMOTO et.al, 2007).Segundo McConell(2007), um aminoácido que vem sendo amplamente estudado, e que já faz parte da composição de inúmeros suplementos nutricionais, é a L-arginina, descrita pelo seu possível papel na estimulação da secreção do hormônio do crescimento (GH) e da insulina, além de ser um indutor da vasodilatação dependente de óxido nítrico (NO). A L-arginina é um aminoácido condicionalmente essencial para humanos, pois, em determinadas condições metabólicas, deixa de ser sintetizado pelo organismo em quantidade suficiente para suprir sua necessidade (VISSERS et.al, 2005).
Palavras chave: L-arginina, aminoácido, óxido nítrico, ornitina
Definição
A L-arginina, ácido(L)-2-amino-5-guanidinovalérico é um sólido (cristalino e branco), praticamente sem odor, de alto ponto de fusão, devido aos dois grupos polares, solúvel em água e sensível à luz (NOVAES et. al, 2005). A L-arginina apresenta funções relevantes no metabolismo proteico relacionado à síntese proteica, no metabolismo do ciclo da uréia, na síntese de óxido nítrico, de creatina e de poliaminas e na estimulação da secreção do GH (COLLIER, 2006). A administração oral de arginina tem sido relacionada com a melhora do desempenho físico por provável diminuição da fadiga muscular. Esse efeito seria associado à vasodilatação promovida pelo óxido nítrico, resultando no aumento da perfusão muscular, e pela diminuição do consumo de glicose pelos músculos esqueléticos em atividade (McCONNELL et.al, 2006).
Esquema de uso e custo
Suplementos a base de arginina: Variam no mercado, são de diversificadas marcas e preços, esses variando de R$28,50 à 339,00. Usuários de arginina geralmente utilizam o suplemento tomam uma cápsula de arginina duas