A Importância de Jerusalém para o Reino Unido de Israel - Aspectos Geográficos
JERUSALÉM PARA O REINO UNIDO DE ISRAEL: UMA PERSPECTIVA GEOGRÁFICA.
BREVE HISTÓRICO
Mencionada pelo nome 669 vezes no AT apenas, Jerusalém é a cidade de maior significado no mundo (Sl 48:1-3). Foi mencionada como local da habitação de Deus na Terra (1Rs 8:13), o cenário da ressurreição de Cristo (Lc 24:47) e será o local de sua volta gloriosa (Zc 14:5).
Embora objetos do período paleolítico tenham sido recuperados a sudeste da atual Jerusalém, parece que o povoamento urbano teve início com os cananeus da Idade do Bronze Antiga (3000-2000 a.C.).
Conforme relatos preliminares, a cidade é mencionada pela primeira vez nas tabuinhas de Ebla. É então mencionada nos Textos Egípcios de Execração da Décima Segunda Dinástia, da Idade do Bronze Média (2000-1600 a.C.), como Urusalimum, “alicerce de Salém”. Essa forma provavelmente deve ser lida nas cartas de Tell El-Amarna1 (século catorze a.C.) como Ursalimmu. Portanto, em hebraico antigo a palavra era pronunciada yerushalen, com o provável sentido de “alicerce de Salém”, em que shalem seria um deus conhecido a partir de um texto mitológico ugarítico, mas que em hebraico veio a significar paz ou segurança. Possivelmente as referências a ela, no Pentatéuco, são aquelas que a chamam de ‘Salém’ (Gn 14:18), enquanto que o monte deve ser o ‘monte na terra de Moriá’ (Gn 22:2). De conformidade com uma antiguíssima tradição, foi nesse monte que o templo foi edificado, porém, para isso não existe prova possível. Quanto a Salém, talvez possa ser identificada como Jerusalém, ainda que isso não seja absolutamente certo, porém a Salém mencionada no Sl 76:2 sem dúvida é Jerusalém. Se a Salém do livro de Gêneses é o mesmo lugar, então, nesse período, Jerusalém era governada por um rei, Melquisedeque, que era igualmente sacerdote do Deus Altíssimo.
Quando os israelitas entraram em Canaã, encontraram Jerusalém nas mãos de uma tribo semítica indígena, os jebuseus, governados por um rei chamado