Relatorio Fisica 3
"LANÇAMEMTO DE PROJÉTIL"
(3ª EXPERIÊNCIA)
Disciplina: Física II
Professora orientadora
Curso: Engenharia Mecânica
Turma: 2°sem. A
SUMÁRIO
1 OBJETIVO 3
2 INTRODUÇÃO 4
3 MATERIAL UTILIZADO 6
4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 7
4.1 Fotos do experimento: 7
5 ANALISE DOS RESULTADOS OBTIDOS 9
6 CONCLUSÃO DA INVESTIGAÇÃO 10
7 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
1 OBJETIVO
Este experimento tem como objetivo verificarmos na prática como se comporta um projétil lançado em uma determinada inclinação. Analisaremos sua velocidade, o tempo e o espaço percorrido pelo projétil.
2 INTRODUÇÃO O movimento parabólico é caracterizado por dois movimentos simultâneos em direções perpendiculares, mais especificamente um deles um Movimento Retilíneo Uniforme e outro um Movimento Retilíneo Uniformemente Variado. Dadas essas circunstâncias o móvel se desloca segundo uma parábola. Tais circunstâncias podem ser observadas num simples lançamento oblíquo, onde, desprezando o atrito do ar e demais efeitos o objeto se desloca verticalmente acelerado pela ação da gravidade local, e, horizontalmente se desloca seguindo velocidade constante.
Neste experimento iremos demonstrar o movimento parabólico com o lançamento de um projétil demonstrando que durante seu movimento, a velocidade escalar varia uniformemente no decorrer do tempo. O movimento caracteriza-se por haver uma aceleração diferente de zero e constante.
Por exemplo, se um projétil é disparado a partir do solo com uma velocidade inicial , formando um ângulo com o solo, em um local com aceleração da gravidade constante . A partir das fórmulas de movimento da cinemática, é possível construir fórmulas diretas, nas quais é o alcance do projétil e é o tempo que o projétil leva para atingir o solo.
No topo do vôo, só existirá a componente horizontal da velocidade, que durante toda a trajetória mantém-se constante, desde que os atritos com o ar sejam desprezíveis. Essa componente é tal que:
A gravidade