An Lise O Corti O
Darwin, que diz que aqule que for o mais “forte” é o que vence na vida, na obra, o maior exemplo é João Romão que, sem se preocupar com a moral e os meios, conseguiu se destacar na vida.
Aluísio Azevedo, influenciado por Eça de Queirós em Émile Zola, foi o introdutor do Naturalismo no Brasil, foi também seu maior representante. Apesar disso, várias características românticas são observadas na obra, como; o descritivismo, uma vez que o autor preocupa-se em descrever a cenas e os personagens físico e pscicológicamente; a sensualidade, presente principalmente na personagem Rita Baiana; a mulher satanizada, que pode ser exemplificada, também, na figura de Rita Baiana, uma vez que esta leva o homem ao fracasso e até à morte.
A obra estudada apresenta verossimilhança e inverossimilhança, pois o autor narra eventos rotineiros, que apresentam semelhanças com a realidade, porém utiliza de personagens fictícios para dar vida aos acontecimentos. Durante o texto, o autor faz alguns intertextos marcantes, como a citação do dito popular “lobo em pele de cordeiro” e a citação da obra “Os
Lusíadas”. Por ser facilmente compreendida pelos leitores, podemos dizer que a linguagem, o tema e as personagens são adequados ao público-alvo.
A obra “O Cortiço” é intimista por enfocar os desejos, sonhos, traumas, medos, frustrações e tudo aquilo que povoa o interior das personagens, porém, nesse caso, esses sentimentos são determinados pelo
momento