TRABALHO
DELONEI PICOLI
MICHELE KORB
NATÁLIA GOMES
THAISE PEREIRA
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Campos Novos
2014
1 INTRODUÇÃO A COMUNICAÇÃO
Comunicação é qualquer forma existente com que seja possível fornecer informações e ser entendido por outros, entender as informações que nos são repassadas. A comunicação pode ser oral, escrita, simbólica, gestual e eletrônica.
A comunicação só se torna possível através do momento que existe o entendimento da mensagem transmitida. É poder transmitir a informação e compreensão dentro do grupo que se comunica. (Chiavenato, 2008, p.61)
Shannon (1948 apud PIMENTA, 2009) afirma, na sua Teoria de Informação, que os sistemas de comunicação incluem seis componentes básicos:
1. Fonte (que pode ser pessoa, processo ou equipamento que fornece as mensagens);
2. Transmissor (processo ou equipamento que codifica a mensagem e transmite ao canal);
3. Canal (equipamento ou espaço intermediário entre transmissor e receptor);
4. Receptor (processo ou equipamento que recebe e decodifica a mensagem);
5. Destino (a pessoa, processo ou equipamento a quem é destinada a mensagem);
6. Ruído (perturbações indesejáveis que tendem a alterar, de maneira imprevisível, a mensagem).
Schuler (2004, p.11 apud TOMASI E MEDEIROS, 2010, p. 6) afirma que ‘’a comunicação está presente em todas as formas de organizações conhecidas na natureza, tanto que se pode afirmar que a única maneira de haver organização é através da comunicação.’’
2 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
A comunicação é algo essencial dentro de uma empresa. É preciso que haja comunicação em todos os setores dentro de uma empresa, tanto interna como externamente. Não há como obter sucesso, em qualquer ramo de negócios, sem o auxilio da comunicação.