O Curr Culo No Brasil
Eixos Norteadores de uma Proposta Curricular Um determinado modelo de homem e sociedade é refletido na escola, determinando assim, o que deve ser ensinado. A aprendizagem no ser humano não pode ser somente ativa, nem tampouco só passiva, é necessário haver uma relação homem/natureza/sociedade, formando um processo construtivo na educação.
O Currículo no Brasil Não houve significativas mudanças na educação no Brasil no período de 1500-1889, este vivia em transições de concepções, A imigração Portuguesa trouxe consigo seus modelos educacionais estabelecidos, expulsão dos Jesuítas, Brasil império, etc. Com o período Republicano não vieram grandes mudanças com respeito a princípios educacionais, substituiu o caráter erudito por um cientifico. No período do Estado Novo houve a criação de escolas profissionalizantes para os menos afortunados (mão-de-obra) e preparatórias para o ensino superior, onde só quem usufruía eram as pessoas com poder. Houve a expansão da oferta educacional no país, ainda assim, houve também enfraquecimento do conteúdo curricular. Período ditatorial presidido pelos governos militares, marcou a educação com a introdução ao tecnicismo, movimento que coloca as técnicas educacionais acima dos conteúdos curriculares. Implantando a ideologia do estado vigente (militares).
O Movimento de Reorganização Curricular no Brasil De inicio a redemocratização era tímida, devido a forte repressão dos resquícios da ainda ditadura militar. Houve a criação de uma nova hegemonia agora com as camadas populares e a politica, numa perspectivo sócio histórico. Com as eleições para governos estaduais os professores participes tiveram acesso a cargos governamentais, professores estes que, defendiam uma visão sócio histórica para a educação.
Continuidade e