A Decade Ncia Do Poder
Após a leitura do livro de Moisés Naim, ‘’O Fim Do Poder’’, posso dizer que concordo com a tese escrita por ele sobre o que está acontecendo com os centros de poder no mundo atual. Políticos, CEO’s de diversas empresas, militares de alta patente e até altos representantes da igreja estão tendo cada vez mais dificuldades para deterem o poder que seu cargo possui. Mas ainda é valido ressaltar que, hoje, as pessoas chegam mais facilmente a esses altos cargos do que em outros tempos. O último século apresentou mais mudanças e avanços do que já se tinha presenciado em toda história da humanidade. Com a invenção da internet praticamente tudo mudou, desde as relações humanas até o ritmo em que o mundo passou a viver. As coisas se tornaram virais, as informações atravessam o planeta em questões de segundos. A internet enfraqueceu o poder em si e consequentemente aqueles que tinham o poder. Sem os recursos proporcionados pelas redes sociais, a Primavera Árabe, por exemplo, que envolveu 19 países e derrubou quatro ditadores em um ano, não teria sido a mesma. Através de uma fibra ótica esses governantes foram depostos e o poder que detiam foi retirado de suas mãos e colocado na mão do povo.
As mudanças pelas quais o mundo está passando são positivas e necessárias. Acredito que as coisas só se mantém as mesmas quando elas estão funcionando em toda e qualquer sociedade, caso contrário, elas mudam. Com essa maior alternância de poder, o risco de novos ditadores ou governos tiranos surgirem é bem menor. Num mundo conectado como o que vivemos atualmente se manter estagnado é praticamente impossível, sentimos sede de mudança e de mudança rápida.
Os monopólios estão enfraquecendo e as ditaduras diminuindo. A probabilidade de governos serem longos e de executivos se manterem em altos cargos por muito tempo é menor. São essas as mudanças que estão contribuindo para um mundo muito mais democrático no qual qualquer um pode chegar a qualquer lugar. É de suma