Paintball
Universidade Técnica de Lisboa
Consumo de Adrenalina:
Plano de Comunicação para o Parque Aventura Sniper
Trabalho de Projecto para obtenção de grau de Mestre em Comunicação Social â Vertente Comunicação Estratégica
Nome: Daniela Marlene Lopes Moreira
Orientadora: Professora Doutora Raquel Barbosa Ribeiro, ISCSP-UTL
Co-orientador: Nuno Avelar de Sousa, Parque Aventura Sniper
Lisboa
Setembro de 2012
Consumo de Adrenalina|ISCSP-UTL
2
Fotografia da capa: Paintball, de Reeve Nikon em DevianArt.
Consumo de Adrenalina|ISCSP-UTL
3
Resumo
Ao longo dos anos, o lazer assumiu diferentes formas de importância na sociedade: se há algumas décadas atrás apenas alguns estratos sociais podiam usufruir do tempo dedicado ao prazer, hoje em dia o seu acesso está mais liberalizado. O aumento dos rendimentos e do tempo para o lazer, devido às folgas e férias pagas, conduziu a uma mudança nos usos do tempo livre, dando, segundo alguns autores, origem a uma certa moral do prazer.
A adrenalina produzida por desportos de aventura proporciona uma oportunidade aos indivÃduos que buscam, através de emoções fortes, uma recriação da sua identidade e uma evasão ao stress provocado pelo quotidiano. Deste modo, qual será a estratégia de comunicação mais adequada para fidelizar clientes a um Parque de Desportos Aventura?
Este projecto será dividido em duas partes, na primeira será feita a revisão bibliográfica referente ao lazer e à sociologia de emoções, bem como a identificação de ferramentas de fidelização de clientes, e na segunda, é apresentada a pergunta de partida e analisada a estratégia de marketing e comunicação do Parque Aventura Sniper, um Parque dedicado a desportos de aventura sediado em Bucelas, na área da Grande Lisboa.
Os principais objectivos são diagnosticar a comunicação da empresa e, com base nesse diagnóstico, desenvolver um plano de comunicação com o