Filme - O menino do pijama listrado (psicanalise)
É um drama que demontra de maneira emocionante, duas realidades destoantes, vivenciada na Alemanha Nazista, na época da segunda guerra. Bruno, menino puro, de oito anos de idade, filho de um oficial nazista, muda-se com a família para uma nova casa. Mas bruno só recebeu um aviso de que iria mudar, não houve um dialogo dos pais com o bruno. Sendo assim ele é surpreendido após o contato com a realidade nua e crua do nazismo e como consequência, desencadeia um enorme conflito dentro de si, entre o que a norma social vigente lhe impõe.
A mãe uma neurótica só sabia mandar os filhos para o quarto e corrigi-los quando faziam ou falavam coisas a mais e dizia que o trabalho do pai era muito importante. O pai também neurótico, fixado pelo nazismo e o ódio pelos judeus, vivia fechado em seu escritório, não deixava entrar Bruno e a irmã, mal se via o pai, e quando falava com Bruno só sabia criticar e reprimir o que ele dizia e fazia.
Bruno não tinha uma vida de uma criança normal, podia gritar, mesmo que brincando, não podia entrar em todo lugar de sua casa, não podia falar quando não era dirigida a ele a conversa e não podia falar o que pensava, tinha que aceitar tudo. Seus pais criaram um menino limitado em suas ações, cheio de obrigações que lhe era dado automaticamente e sem mesmo ele saber do que trata.
Quando chega a nova casa, passa por uma decepção, pois não há vizinhos. Bruno sentia- se sozinho por não ter amigos para brincar, uma tristeza profunda. Ignorando as regras da mãe ele vai à busca de amigos de sua idade e conhece Shmuel, um garoto da sua idade, havendo assim uma transferência entre eles Os dois estavam tristes e tinham carência afetiva, gerando uma grande amizade.
Certo Shmuel esta limpando as taças na cozinha na casa de Bruno que ficou feliz em ter o amigo com ele ali, ele da comida para Shmuel que pega depois de muita relutância e come o mais rápido que consegue então o tenente chega e vê que Shmuel está comendo, e