Resumo do livro: Lições de Psicodrama
Aluna: Jéssica Luana Morais Ribeiro
Resumo do livro: Lições de Psicodrama
1- Apresentação de J.L Moreno
J.L Moreno nasceu em 6 de maior de 1889, na cidade Bucarest na Romênia, de origem judaica sua família veio da península ibérica e radicou-se na Romênia na época da Inquisição.
Ate 1920 a vida de Moreno teve uma característica religiosa marcante. Expressava sua rebeldia diante dos costumes estabelecidos, usava barba e vivia pelas ruas de maneira mais pobre.
Estudando na Faculdade de medicina, em 1912, já interno na Clínica Psiquiatrica de Viena, conheceu Freud num curso de verão, que ele ministrava na faculdade. Formou-se em 1917.
Fundou em 1921 o Teatro Vienense da Espontaneidade, experiência que constituiu a base de suas ideias da Psicoterapia de Grupo e do Psicodrama de Grupo e do Psicodrama. A primeira sessão psicodramática oficial deu-se no dia 1 de abril de 1921, no Komodien Haus de Viena. A ideia era de fazer uma apresentação espontânea sem decorar falas, era feito tudo no momento. Aí, ele criou o Jornal Vivo, que ele e o grupo dramatizavam o jornal diário. Depois de anos trabalhando no hospital, usando o teatro espontaneidade, criou o Teatro Terapêutico, que depois virou o Psicodrama Terapêutico. Em 1925, migrou para os Estados Unidos, dois anos depois, fez o primeiro psicodrama fora da Europa. Moreno morreu em Beacon, em 14 de maio de 1974, aos 85 anos de idade e pediu que em sua sepultura fossem gravadas as seguintes palavras: Aqui jaz aquele que abriu as portas da Psiquiatria à alegria.
3 – Quatro Momentos Criativo
Primeiro: Religioso e Filosófico (ate 1920)
Tema predominante: As filosofia da existência
Criação: O “Seinismo” Influências recebidas: Hassidismo – movimento religioso judaico de século XVIII.As idéias filosóficas de Kierkegaard e Bergson Atividades: Teatro das crianças (1911) Encenações de histórias infantis nos jardins de Viena (1910 a 1914) Trabalho com Prostitutas (1913-14)