Amostras de Água
As amostras de água do rio São João foram coletadas em dois pontos distintos, o primeiro perto do local de escoamento de esgoto tratado pela Sanepar do município de Itaipulândia, e o segundo, perto da nascente na propriedade do COMPLETAR.
Foram coletados cerca de oito litros, sendo quatro litros para cada amostra, na manha do dia 27 de julho de 2013, entre oito e dez da manha.
As amostras foram coletadas, colocando-se papel filme na boca da garrafa, e embrulhando-a com papel alumínio. Esse procedimento foi feito em todas as garrafas, e imediatamente após a coleta colocou-se em uma caixa térmica com gelo. As amostras foram levadas para as localidades da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira, e foram armazenadas em refrigeradores, durante quatro semanas as quais foram feitas as análises.
Analise fisico quimica
A água é um recurso finito e escasso, indispensável para a vida humana. Cada vez mais, há a necessidade de mecanismos para melhor gestão, conservação e distribuição de água potável.
Resultados obtidos através de estudos apontam que águas subterrâneas contaminadas e consumidas sem tratamento, foram a causa de mortalidade. Poluentes orgânicos biodegradáveis, poluentes orgânicos recalcitrantes, metais, nutrientes, organismos patógenos, sólidos suspensos, calor e radioatividade, são os principais poluentes aquáticos. A partir disso, vemos a importância das análises feitas a seguir.
OXIGÊNIO DISSOLVIDO (OD) à Está presente na forma O2. Sua concentração pode atingir cerca de 10 ppm e em presença de água é altamente corrosivo ao ferro e as ligas cobre. Pode ser removido das águas de alimentação por deaeradores. O oxigênio dissolvido em águas também não apresenta inconvenientes quando elas se destinam a fins potáveis.
O oxigênio dissolvido é de extrema importância para a manutenção da vida aquática e dos processos de autodepuração em sistemas de águas naturais e tratamentos de esgotos. Para a degradação