Acidez em uma amostra de água
Este relatório tem por objetivo estudar o processo de determinação de acidez em uma amostra de água de mina canalizada utilizando-se indicadores.
2. Introdução
A identificação de acidez na água é de extrema importância, pois geralmente quando o pH desta encontra-se muito ácido este fato pode estar associado à presença de despejos industriais nesta água , o que a torna inapropriada para o consumo humano.
A água utilizada neste experimento foi coletada de uma mina canalizada presente na Vila Mazza da cidade de Suzano; sendo esta amostra coletada no dia 08/02/2012 às 18:50H para ser estudada no dia 09/02/12 em que esta apresentava um tom amarelado, não possuía cheiro, possuía algumas partículas visíveis e se apresentava a 31 ºC.
3. Parte experimental
3.1. Material Utilizado
- 4 Béqueres de 100 ml
- Bureta de 50 ml
- Erlenmeyer 250 ml
- Garra
- Pipeta Pasteur
- Suporte universal
3.2. Reagentes
- Ácido Sulfúrico (H2SO4) 1:3
- Água de mina canalizada
- Alaranjado de metila
- Azul de bromofenol
- Fenolftaleína
- Hidróxido de Amônio (NH4OH) 6 mol/L
- Hidróxido de Sódio (NaOH) 0,02M
- Verde de bromocresol
3.3. Execução do procedimento
a) Determinação ácida ou básica com uso de indicadores.
Colocou-se cerca de 20 ml da amostra de água de mina canalizada em cada béquer e com o auxílio de uma pipeta Pasteur pingou-se cerca de 3 gotas de cada indicador em cada amostra e verificou-se o ocorrido; ainda utilizando uma pipeta Pasteur adicionou-se algumas gotas de hidróxido de amônio (NH4OH) e verificou-se a mudança de cor das amostras, e após isto adicionou-se algumas gotas de ácido sulfúrico (H2SO4) a cada solução e notou-se o ocorrido com as amostras.
b) Titulação da amostra
Colocou-se cerca de 100 ml de água de mina canalizada em um erlenmeyer de 250 ml e com o auxilio de uma pipeta Pausteur pingou-se 3 gotas de fenolftaleína. Transferiu-se a solução de hidróxido de sódio (NaOH) para uma bureta de