Quimica
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO II DE MARABÁ
FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS E MEIO AMBIENTE
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS EM QUIMICA EXPERIMENTAL
PROFESSORA: RENATA FAGURI
ALUNA: RIVIANE DOS SANTOS AMORIM MATRICULA: 12124004107
TURMA: EMMA/2012
Maio de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO II DE MARABÁ
FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS E MEIO AMBIENTE
DISCENTE: RIVIANE DOS SANTOS AMORIM
RELATÓRIO 3º AULA DE LABORATÓRIO
DETERMINAÇÃO DA ACIDEZ
Trabalho acadêmico referente á nota parcial da disciplina de química experimental, núcleo da faculdade de Engenharia de Minas e Meia Ambiente da Universidade Federal do Pará, orientado pela Profª. Drª. Renata Faguri.
Maio de 2013.
OBJETIVO
Este relatório tem por objetivo realizar o estudo e a determinação da acidez do leite, da água, do suco e do vinho, utilizando o método da titulação com o uso de fenolftaleína como indicador.
INTRODUÇÃO
Os ácidos orgânicos presentes em alimentos influenciam o sabor, odor, cor, estabilidade e a manutenção de qualidade. A determinação de acidez pode fornecer um dado valioso na apreciação do estado de conservação de um produto alimentício. A determinação da acidez do leite permite avaliar o estado de conservação do produto, a acidez do leite pode ser expressa de diferentes maneiras: em solução normal, em percentagem de ácido lático, em graus Dornic. Quando se trata de determinação da acidez da água, os seus resultados são expressos em mg/L de CaCO3. Esta forma de expressão é utilizada pois a acidez representa um conjunto de substancias, e não necessariamente uma única. Por isso, é necessário utilizar-se um soluto de referencia, para transformar dados de concentração molar em mg/L, sendo que o CaCO3 é utilizado universalmente, permitindo a