coleta amostra de água
Alguns critérios devem ser considerados para a definição de um programa de coleta de amostras de água, dentre eles, usos (consumo humano, preservação da vida aquática, irrigação e dessedentação animal, abastecimento industrial, recreação e outros), natureza (água bruta, tratada ou residuária, superficial ou subterrânea, interior ou costeira, doce, salobra ou salina), área de influência e as características da área de estudo. Além disso, devem ser definidos os locais de coleta das amostras e a seleção dos parâmetros a serem analisados. Na definição desses locais deve-se considerar que a qualidade do corpo d’água varia em função do espaço e do tempo.
2) Instante e frequência de coleta das amostras:
Para a definição de local, instante e frequência de coleta de amostras é necessário determinar previamente o objetivo do estudo, seja ele obter característica média, valores máximos ou mínimos ou a caracterização instantânea de determinado ponto do corpo receptor. A definição do momento e frequência pode ser realizada por meio de monitores automáticos, que registram continuamente as alterações na qualidade do corpo d’água, ou, na falta desses, baseando-se nas informações e dados preliminares. Devendo considerar a variabilidade temporal de cada um dos parâmetros por local de amostragem.
3) Amostra composta: o que é e quando utilizar?
Amostra composta é uma unidade formada a partir da mistura de amostras individuais. Esse tipo de amostra pode ser utilizado quando o objetivo do programa é avaliar concentrações médias em determinado período. Podendo ser úteis para determinação de qualidade média de um corpo d’água não homogêneo.
4) Informações preliminares: Planejamento do programa de coleta de amostras.
Algumas informações preliminares devem ser levantadas durante o planejamento de coleta. Essas informações podem ser obtidas a partir do levantamento de estudos realizados no local e contenham descritas principais