Analise de amostra de água
CCT-Centro de ciência e tecnologia
Análise da água
Lucas Mendonça
Nathália Bonafé
Ygor Mendes
Recife
2012
Lucas Mendonça
Nathália Bonafé
Ygor Mendes
Artigo sobre Análise de água
Recife
2012
Introdução
A água é a maior substância vital existente para os seres vivos. Ela é de tal importância, que nenhuma criatura sobreviveria sem a sua existência, de fato que a teoria mais provável para a criação da vida foi a partir da mesma. O que comprova essa teoria é que a maior parte das células é composta por esse elemento.
A água também é relacionado a saúde, pois é considerado o melhor meio de mantê-la, pode curar muitas doenças e previne o envelhecimento do nosso corpo. Além disso, ela é considera o solvente universal, pois ela consegue dissolver a maioria dos compostos existentes, devido à sua polaridade (apolar).
Em todas as atividades econômicas criadas pela humanidade é necessário dessa substância. O fato de todas serem extremamente dependentes da água causa um grande consumo da mesma, causando por outro lado muita poluição, contaminação, e desperdício, que é o maior problema enfrentado pelo a que precisamos. Mundo nos dias de hoje.
Maior parte da superfície mundial é composta por água, mas uma grande maioria esta presente em mares e oceanos, onde o resto é divido em rios, lagos e outros locais de água doce. Fora a pouca quantidade água doce, onde a água que consumismos estão, a poluição vai acabando mais com a água que precisando pra sobrevivência.
Chamamos de água potável a água que podemos cosumir sem nos prejudica, o que é muito pouco encontrado no mundo, se compararmos com o resto da água doce e salgada. Para ela ser potável, existem certas condições como a quantidade de cloro, a percentagem de CO2, a dureza, a turbidez, etc.
A análise de amostras retiradas de mananciais tem a finalidade de saber se a água acumulada naquele local é apropriada para o consumo. Com análises laboratoriais,