A hora de jogo diagnostica
Deve-se ter muita atencao quanto a entrevistas feitas com pais do paciente quando a crianca for menor de idade, pois muitas vezes os pais acabam manipulando o psicologo, fazendo com que a terapia converta-se a uma terapia centrada nos problemas do casal.
Planejamento geral da bateria:
Ao planejar a bateria de testes temos que avaliar quais irao dar maiores informacoes sobre a queixa em questao, porem nunca colocando em primeiro lugar o teste que ira trabalhar em cima do problema em questao, pois isso pode causar muita ansiedade ao paciente, por exemplo, aplicar um teste de inteligencia em uma crianca com queixas de problemas de aprendizagem.
Os testes mais indicados para o inicio da bateria sao os graficos, pois alem de ajudar a diminuir a ansiedade do paciente e desenvolver um bom rapport, com eles podemos iniciar de forma gradativa a aplicacao de outros testes que estao mais ligados ao problema em questao.
A bateria de testes deve ter incluidos testes graficos, verbais e ludicos, sendo que os de inteligencia geralmente sao colocados por ultimo, dependendo do caso podendo ser colocado ate mesmo antes, porem nao recomenda-se coloca lo em primeiro lugar por sua complexidade na aplicacao e por outros motivos que podem levar o paciente a sentir anciedade, sendo assim interferindo no processo de aplicacao dos demais testes.
A hora de jogo diagnostica:
A hora do jogo diagnóstica é um instrumento utilizado no processo psicodiagnóstico que objetiva conhecer a realidade do paciente quando este é uma criança. Pois a atividade lúdica é para a criança um meio de comunicação semelhante à expressão verbal nos adultos.
Existe uma diferença