Relatório sobre Separação de Misturas
Identificar misturas e realizar o processo de separação de misturas de forma correta, utilizando para isso materiais de laboratório como béqueres, funil de vidro,papel de funil e funil de separação.
2. Introdução
No laboratório ou na indústria é possível que substâncias não desejadas interfiram no processo para obtenção de uma substância pura. Elas podem se formar junto com a substância desejada ou resultar de impurezas presentes nos reagentes. Para evitar esse ou outro tipo de problema, são utilizados os métodos de Separação de Misturas.
3. Materiais e reagentes
Béqueres
Pisseta
Bastão de Vidro
Funil de Vidro
Funil de Separação
Papel de Funil
Água
Óleo
Amido
Erlenmeyer
4. Procedimentos
4.1 Experimento 1: Para a realização deste experimento, montou-se um esquema de separação simples composto por um suporte, um funil de vidro e um Erlenmeyer; em seguida, dobrou-se um papel de filtro para que este encaixasse no funil de vidro e umedeceu-se o mesmo com água destilada para que aderisse nas paredes da vidraria; depois, a solução entre água e amido foi transferida de um béquer para o funil de vidro para que o processo de separação tivesse início, e o resultado fosse coletado no Erlenmeyer.
4.2 Experimento 2: Para este experimento, também foi montado um esquema de separação simples composto por um suporte, um funil de separação e um béquer; após isso, foi transferida de um béquer para o funil de separação uma mistura composta de água e óleo; com o auxílio de um bastão de vidro foi possível separar com mais rapidez a água e o óleo, o que tornou o processo de separação mais rápido; ao observar que a água havia se acumulado no fundo do funil de separação, a torneira foi aberta para que, em um primeiro momento, só a água caísse no béquer localizado na parte inferior do esquema; em seguida, com outro béquer na base do esquema, a torneira foi aberta para que o óleo fosse coletado e o processo de separação