Caso clinico
Leticia Ferreira Silva
TRABALHO DE TECNICAS DE AVALIAÇÃO PSICOLOGICA II
CASO CLÍNICO : AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DE UMA CRIANÇA COM CAPACIDADE LÚDICA INIBIDA
Santa Fé do Sul - SP
2012
1) Comente o contexto em que o caso clínico ocorre :
A) Encaminhamento e Queixa:
O garoto chegou a clínica por indicação de uma aluna do Curso de Psicologia, com a queixa de que “ele é agitado quando sai de casa”. “M. não se dá bem com a professora. Ele é agitado quando sai de casa, nem parece o mesmo, vira outro. Devido a sua historia de vida conflituosa, apresenta dificuldades em se expressar emocionalmente, capacidade lúdica, decorrente das psicopatologias que manifestam e comprometem sua personalidade.
B) Descrição do sujeito e síntese da Anamnese:
M., 09 anos, Segunda serie do Ensino Fundamental de uma escola pública, reside com uma tia adotiva e dois primos. M. nasceu aos 18 dias do mês de fevereiro do ano de 1992, apresenta pele de tonalidade mulata, é brasileiro e cursa a segunda série, do ensino fundamental, numa escola pública, localizada em uma cidade do litoral de Santa Catarina.
M., foi trazido á clínica por sua tia, com a qual não tem laços paternais, porém, é ela quem o educa, devido a pouca ligação que possui com o garoto, a tia não soube informar sobre o nascimento, a gestação e o desenvolvimento do garoto.
O fator relevante que o trouxe aqui foi o fato de que M. aos três anos de idade, juntamente com sua irmã, presenciou o assassinato de sua mãe por seu próprio pai. A mãe foi asfixiada, permanecendo em casa com M. e sua irmã.
Após a morte da sua mãe M. ficou vivendo em um orfanato, depois de um ano do ocorrido foi adotado. Na sua família adotiva, ele apanhava muito, era deixado para fora de casa, não era alimentado, segundo a tia que respondeu a entrevista. As agressões eram protagonizadas por duas mulheres que seu pai adotivo conviveu neste período.
M. reside com a tia, que afirma ser casada, apenas