Ciencia
Contabilidade Internacional
Tema 6: IFRS 3, Combinação de Negócios. Profa Ma. Glenda de Almeida Soprane
1
Objetivos
• Entender o que é uma combinação de negócios. • Conhecer quais os tipos de combinação de negócios. • Conhecer qual o método que deve ser utilizado pela empresa quando essa efetua uma combinação de negócios, segundo a IFRS 3. • Entender como reconhecer a empresa adquirente.
2
Contextualização
O atual cenário econômico brasileiro, influenciado pela tendência mundial de concentração de atividades produtivas, tem causado mudanças em grande parte das empresas de quase todos os setores da atividade econômica. Tal influência se justifica com base na acirrada concorrência e na busca constante de melhorias dos resultados econômico-financeiros.
1
22/03/2013
Contextualização
Com o intuito de se manterem competitivas, algumas empresas estão passando a adotar modelos societários diferentes daqueles definidos em seus planos organizacionais originais. A utilização de metodologias de reestruturação societária tem sido uma das maneiras encontradas para que as empresas consigam sobreviver no atual mercado nacional e enfrentar a grande concorrência externa.
Combinações de Negócios IFRS 3
Corresponde ao Pronunciamento Técnico CPC 15, e uma combinação de negócio é definida como: • Uma operação ou outro evento por meio do qual um adquirente obtém o controle de um ou mais negócios, independente da forma jurídica da operação. Neste Pronunciamento, o termo abrange também as fusões que se dão entre partes independentes.
Combinações de Negócios
• A obtenção de controle de um ou mais negócios pode ocorrer por diferentes meios, tais como a aquisição de um conjunto de ativos líquidos de outra empresa que constituem um negócio, aquisição de ações em quantidade suficiente para obtenção do controle de outra sociedade, cisão para transferência de parte de um patrimônio para terceiros.
2
22/03/2013
Combinações de Negócios
•