Hora de Jogo Diagnóstica
Primeira: não-verbal, criativa e quase completamente não estruturada (os desenhos).
Segunda: inquérito bem estruturado com perguntas relativas às associações do indivíduo sobre aspectos de cada desenho.
Podem ser realizadas a terceira e a quarta fases caso haja a repetição das anteriores com o uso de cor nos desenhos. Essa fase, chamada de cromática, evoca um nível mais profundo da experiência. Os desenhos são avaliados pelos sinais de psicopatologia existente ou potencial baseados no conteúdo; características dos desenhos como tamanho e localização; a presença ou ausência de determinadas partes e as respostas do indivíduo durante o inquérito de acordo com o Manual de Interpretação considerado favorável para uso pelo Conselho Federal de Psicologia através do SATEPSI. A interpretação dos desenhos orienta o desenvolvimento de hipóteses interpretativas sobre o significado clínico e NUNCA devem ser usadas isoladamente no diagnóstico da psicopatologia. Elas devem ser combinadas com a história clínica completa e outros instrumentos de avaliação.
Objetivos: Fornecer informações que, quando relacionadas à entrevista e outros instrumentos de avaliação, podem revelar conflitos e interesses gerais do indivíduo, bem como aspectos específicos do ambiente que ele considera problemáticos.
População: Indivíduos acima de oito anos de idade.
QUATI
O Questionário de Avaliação Tipológica fornece elementos para compreensão da personalidade baseado na tipologia junguiana. Como qualquer instrumento psicológico sua precisão não é absoluta sendo o QUATI um instrumento investigativo que fornecerá elementos para a análise, juntamente com outros dados que forem levantados.
Objetivos: Avaliar a personalidade