Amilase salivar
AMILASE SALIVAR
GUILHERME SOMBRA
JOSÉ MARCOS
LETÍCIA SENA
PEDRO MEDEIROS
SÃO PAULO
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho mostrará uma atividade experimental da amilase salivar de acordo com o tempo da reação. E também sobre a digestão.
A digestão enzimática é responsável pela transformação dos alimentos em migalhas pequenas ou nutrientes que serão utilizados pelas células. Ao conjunto de alterações sofridas pelos alimentos no interior do sistema digestório chamamos de digestão. Tal processo é realizado por enzimas e os principais nutrientes obtidos são: ácidos graxos, aminoácidos, glicose, frutose e glicerol.
É constituído pelo tubo digestório e pelas glândulas anexas (são as salivares, o fígado e o pâncreas). O aparelho digestório é formado por boca, faringe, esôfago, estômago e intestino. Na boca há a presença da língua e dos dentes, os quais tem a função de triturar os alimentos para facilitar a sua posterior digestão.
OBJETIVO DO EXPERIMENTO
Testar a atividade da amilase salivar humana diluída com solução salina fisiológica (NaCl 0,9%) em diferentes tempos. A reação será paralisada pela adição de ácido tricloroacético (TCA) a 5% e o resultado observado após a adição do lugol.
METODOLOGIA
A saliva foi colocada em um béquer;
Foi colocado 2,5 mL de saliva em um tubo de ensaio e adicionado 5mL de solução de NaCl 0,9%;
Os tubos foram numerados de 0 a 5;
Foram adicionados em cada tubo 0,5 de saliva, 3,0 de solução fisiológica, 5,0 de goma de amido 0,1% e 1 gota de lugol;
IMEDIATAMENTE após a adição de todos os reagentes nos tubos, foram adicionados uma gota de Lugol no tubo 0
Após um minuto foram adicionados TCA 5% pH e uma gota de Lugol. E na sequencia foram adicionados 0,5 de saliva, 3,0 de solução fisiológica, 5,0 de goma de amido 0,1% e 1 gota de lugol em cada tubo a cada um minuto.
RESULTADOS
CONCLUSÃO
De acordo com o que foi dito concluímos que