Relatório Amilase Salivar
CURSO ODONTOLOGIA NOTURNO
JULIANA DE ALMEIDA BORGES SILVA
AVALIAÇÃO DA AÇÃO DA AMILASE SALIVAR
UBERABA, 13/03/2014.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 03
2. OBJETIVOS 05
3. MATERIAIS E MÉTODOS 05
3.1 MATERIAIS 05
3.2 MÉTODOS 05
4. RESULTADOS 05
5. DISCUSSÃO 05
6. BIBLIOGRAFIA 06
1. INTRODUÇÃO.
Enzima é a designação geral de várias proteínas complexas, especializadas na catálise de reações biológicas - facilitam e aceleram a maior parte das reações bioquímicas que ocorrem no interior das células dos animais, vegetais e microrganismos. Como a catálise ocorre sem intervenção de reagentes, as enzimas não se consomem ao longo do processo.
As enzimas estão entre as biomoléculas mais notáveis devido a sua extraordinária especificidade e poder catalítico, que são muito superiores aos dos catalisadores produzidos pelo homem. Praticamente todas as reações que caracterizam o metabolismo celular são catalisadas por enzimas.
Existem diversos tipos de enzimas, com ação e finalidade não muito variadas. Assim, contribuem para que as moléculas dos princípios nutritivos (proteínas, gorduras e hidratos de carbono) se desdobrem em outras menores, durante a digestão dos alimentos. Também facilitam a passagem dessas moléculas para o sangue através da parede intestinal, catalisam a formação de moléculas grandes e complexas destinadas a produzir os constituintes celulares, favorecem o armazenamento e consumo de energia. Em termos estritamente fisiológicos, as enzimas também ativam as funções da reprodução, os processos da respiração e da visão e todos os demais mecanismos biológicos.
As enzimas são, portanto, consideradas as unidades funcionais do metabolismo celular. “Toda enzima é uma proteína, mas nem toda proteína é uma enzima”.
Com exceção de um grupo de moléculas de RNA