populaçao brasil
População economicamente ativa
A população economicamente ativa compreende parcela da população entre 10 e 65 anos que esta trabalhando ou a procura de emprego. Em 2006 a PEA brasileira era de 97 milhões de pessoas, sendo 55 milhões de homens e mais de 42 milhões de mulheres.
A participação feminina no mercado de trabalho vem crescendo cada vez mais, o que faz com que o numero de mulheres na PEA esteja se aproximando dos homens, porém as condições de trabalho ainda são bem diferentes.
As mulheres geralmente recebem menos que homens mesmo quando ocupam mesmo cargo, os cargos de chefia normalmente são ocupados por homens, e em casos de crise são as mulheres as primeiras a serem demitidas.
PEA e a distribuição da renda
Cerca de 60% dos trabalhadores brasileiros ganham até 2 salários mínimos, mais de 9 milhões de pessoas não tem nenhum rendimento, isso significa que mesmo as pessoas estando empregadas gerando riquezas para o país, muitas recebem rendimentos muito baixos.
A renda per capita brasileira é de R$12.600 anuais porém isto não reflete a situação real do país, pois a maior parte desta riqueza esta nas mãos de uma reduzida parcela da população devido a má distribuição da renda no Brasil.
O desemprego e seus fatores O desemprego é um dos principais problemas enfrentados pela população brasileira e depende de fatores estruturais e conjunturais.
Fatores Estruturais: A substituição da mão-de-obra humana por maquinas e robôs, e esta ligado diretamente ao desenvolvimento tecnológico.
Fatores Conjunturais: Estão ligados a crises econômicas ou momentos difíceis que o pais passa, como secas ou geadas. Há queda na produção o que provoca a perda de vários postos de trabalho.
Novas profissões
A mecanização e a automação da produção estão eliminando algumas profissões e dando origem a outras, Ferramenteiros, Fresadores são substituídos por operadores de equipamentos computadorizados por exemplo.
Trabalhadores de