A população indigena no Brasil
O povo brasileiro é com certeza uma mistura de raças e com isso temos que ter orgulho da diversidade pela qual se apresenta em nosso país. Muitos dizem que o Brasil foi descoberto pelos portugueses, mas como se quando eles aqui chegaram, nossas terras já eram habitadas pelos índios.
A ocupação portuguesa no Brasil se deu há cinco séculos e a presença do índio em nossa terra, segundo historiadores é bem anterior a este período. No continente havia aproximadamente 100 milhões de índios e no Brasil esse número chegava entre 1 a 10 milhões. No processo de invasão a que chamam de “descobrimento”, o contato entre índios e colonizadores foi de estranheza e maravilha. Os índios ficaram admirados com as ferramentas trazidas pelos portugueses. O machado chamava a atenção pois, podia derrubar uma árvore de pau-brasil em poucos minutos. E grande era a satisfação dos invasores pelas terras tão prósperas e com tanta mão de obra a ser explorada. Este foi sem duvida o fim de muitas tribos que aqui viviam, seja pela exploração, doenças ou simplesmente pelo contato direto com uma cultura tão diferente.
Sabemos assim que no Brasil atualmente existem ainda muitas populações indígenas marcadas pelas diferenças e diversidade, que se diferenciam a partir da própria língua, pela organização do trabalho, através das técnicas de produção, das relações sociais, religião, e organização política, cada qual com sua cultura própria. Se por um lado há diferenças entre os povos indígenas, por outro há também semelhanças, isto é, um conjunto de características comuns que os diferenciam dos demais povos.
Assim, as populações indígenas no país se apresentavam em tribos e tinham sua própria organização social. Em nosso país há registros de tribos que foram divididas em troncos lingüísticos ou famílias como os Tupi-guaranis (região do litoral), macro-jê ou tapuias (região do Planalto Central), aruaques (Amazônia) e Caraíbas (Amazônia). Cada população indígena