conflitos territoriais
Este texto aborda a presença indígena na região, o movimento indígena e a relação dos povos com o Estado brasileiro, responsável pela demarcação das terras tradicionalmente indígenas. Aborda-se também a relação com os setores que têm interesses econômicos na região e com setores militares, contrários à demarcação de terras em faixas de fronteira. O texto apresenta, como exemplo desses conflitos, a não-homologação da terra indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima.
Onde está a maior parte?Os índios estão por todo o território nacional!Uma parte da população indígena vive nas cidades, mas a maioria vive em territórios chamados deTerra Indígena.Existem hoje no Brasil 688 Terras Indígenas.A Terra Indígena é um território legalmente demarcado pelo Estado brasileiro, que tem como obrigação protegê-la.É o lugar que um determinado grupo ocupa de forma permanente e segundo suas tradições culturais. É nela que se realizam as atividades necessárias para sua sobrevivência cultural e física, como a pesca, a caça, a coleta e o plantio. A continuidade da vida dos povos indígenas está diretamente relacionada à qualidade do ambiente em que vivem: a pureza dos rios e igarapés, a presença em abundância de determinadas espécies de plantas e animais.
Os povos indígenas do Brasil compreendem um grande número de diferentes grupos étnicos que habitam o país desde antes do início da colonização europeia, que principiou no século XVI, fazendo parte do grupo maior dos povos ameríndios. No momento da descoberta europeia do Brasil, os povos nativos eram compostos por tribos seminômades