Conflito Territorial Rússia X Ucrânia
O estopim do conflito entre Rússia e Ucrânia é a posse do território da Crimeia.
A Ucrânia é dividida étnica e politicamente. Sua região ocidental defende uma aproximação com a União Europeia e fala ucraniano, enquanto que, na região oriental do país a maioria do povo fala russo e defende uma maior integração com Moscou. Mapa da concentração da população russa na Ucrânia ¹ Um mapa do fornecimento de gás russo à . Europa através da Ucrânia A instabilidade politica na região da Ucrânia aumentou em razão desta configuração.
- Os protestos na Ucrânia e a derrubada do presidente Victor Yanukovich
O estopim para a eclosão de um cenário que já apresentava certa instabilidade política ocorreu quando o então presidente da Ucrânia, Victor Yanukovich, refugou em assinar um acordo que estava previamente firmado com a União Europeia. Tratava-se de um contrato de livre-comércio que praticamente incluiria a Ucrânia na União Europeia e a afastaria comercial e politicamente da CEI (Comunidade dos Estados Independentes) e, consequentemente, da Rússia.
A recusa de Yanukovich em assinar o tratado ocorreu pela pressão exercida pelo presidente russo, Vladimir Putin, haja vista que os ucranianos são extremamente dependentes do gás russo como fonte de energia. Além disso, a Rússia ofereceu uma série de acordos que totalizaria uma ajuda de 15 bilhões de dólares para fortalecer a economia da Ucrânia.
Após essa série de protestos na Ucrânia, que mobilizou uma considerável quantidade de habitantes no país, marcada pelos confrontos com a política, a tomada e queima de prédios públicos, além do registro de algumas mortes, uma série de transformações ocorreu. A primeira delas foi a