Guerra
Eixo x Aliados
1 mensagens
A Segunda Guerra Mundial (1939–1945) opôs os Aliados às Potências do Eixo, tendo sido o conflito que causou mais vítimas em toda a história da Humanidade. As principais potências aliadas eram a China, a França, a Grã-Bretanha, a União Soviética e os Estados Unidos. O Brasil se integrou aos Aliados em 1943. A Alemanha, a Itália e o Japão, por sua vez, perfaziam as forças do Eixo. Muitos outros países participaram na guerra, quer porque se juntaram a um dos lados, quer porque foram invadidos, ou por haver participado de conflitos laterais. Em algumas nações (como a França e a Jugoslávia), a Segunda Guerra Mundial provocou confrontos internos entre partidários de lados distintos.
2
A primeira fase (1939-1942) foi marcada por uma rápida expansão territorial dos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Nessa fase, os alemães realizaram a chamada ‘Guerra Relâmpago’, achando a Europa e outras partes do mundo desprevenidas. Aproveitando-se da situação, Hitler realizou rápidos e simultâneos ataques, utilizando armas de longo alcance, tanques e a Força Aérea Alemã (Lufwaffe).
Após dominar quase toda a Europa continental, Hitler voltou-se para a Inglaterra, o único país que resistiu aos ataques alemães. A marinha inglesa impediu a invasão alemã pelo mar, e a Força Aérea Inglesa (RAF) mostrou-se superior à esquadra alemã, evitando a derrota inglesa.
A segunda fase da guerra (1942-1945) foi marcada pela contraofensiva dos Estados Unidos, Inglaterra e União Soviética. Em 1941, os exércitos alemães, carentes de mantimentos, de combustíveis e de matérias-primas, resolveram invadir a Rússia em busca desses produtos. Houve, então, o rompimento do Pacto Germano-Soviético de não agressão entre a Alemanha de Hitler e a União Soviética de Stalin.
Com a entrada dos Estados Unidos da América, os aliados ganharam um grande poder bélico. Esse fato foi fundamental para a vitória dos aliados contra o Eixo, em 1945. Portanto, a entrada dos Estados