guerras
O conceito de “Guerra Mundial” é algo que carrega em si o estigma da contemporaneidade, a expressão é bem aplicada para os tempos de globalização. A humanidade já passou por inúmeras guerras, de pequena ou grande escala, desde a História Antiga até os dias atuais, mas os momentos da história humana determinaram a repercussão dos conflitos. É claro que toda guerra tem como consequência invariável os prejuízos humanos, econômicos, sociais e políticos, mas a dimensão que assumem está muito atrelada ao seu momento histórico.
Na antiguidade grandes guerras ocorreram, mas por causa de condições militares mais precárias, assim como a própria condição humana, eram restritas a uma região de menor amplitude. Mesmo assim, ainda no final de tal período os grandes impérios se desenvolveram de tal forma que marcaram suas características expansionistas conquistando vastos territórios. Na Idade Média, por causa da fragmentação do Império Romano, os conflitos ocorriam especialmente entre regiões. A grande empreitada desse período talvez sejam as Cruzadas promovidas pela Igreja Católica. O embate entre cristãos e muçulmanos gerou uma nova marca de conflitos na Idade Média, levando os homens a atravessarem enormes territórios para combater seus inimigos.
Na Idade Moderna as condições militares se tornaram mais aprimoradas e a chegada na América fez com que o centro das relações econômicas mundiais mudasse para o Oceano Atlântico. O armamento evolui e a capacidade do homem de cruzar os oceanos também. A globalização que tem início nesse momento da história da humanidade fez com que as guerras na contemporaneidade afetassem a todos.
Em todos esses momentos foi especialmente o continente europeu que