quimica
Definição
O momento de uma força é a medida do efeito de rotação que uma força é capaz de produzir ao atuar sobre um corpo que pode girar ao redor de um ponto denominado centro de rotação ou centro de momentos.
O valor do momento de uma força encontra-se multiplicando a força pela distância. Distância é a perpendicular tracejada dede o centro de momentos até a linha de ação da força.
Observação
Se uma força (ou a linha de ação de uma força) passar pelo centro de momentos, o momento dessa força é igual a zero. Sinais
Giro no sentido horário: momento positivo
Giro no sentido anti-horário: momento negativo
Unidades
N.m
kgf.m lbf.pé Exemplos
III. ISOSTÁTICA
3.1 Vínculos Estruturais
Denominam-se vínculos ou apoios os elementos de construção que impedem os movimentos de uma estrutura.
a) Vínculo Simples ou Móvel (Articulado Móvel).- Este tipo de vínculo impede o movimento de translação na direção normal ao plano de apoio
Representação simbólica:
Fig. 1
b) Vínculo Duplo ou Fixo (Articulado Fixo).- Este tipo de vínculo impede o movimento de translação em duas direções, na direção normal e na direção paralela ao plano de apoio, podendo desta forma fornecer, desde que solicitado, duas reações, sendo uma para cada plano citado.
Representação simbólica:
Fig. 2
c) Engastamento.- Este tipo de vínculo impede a translação em qualquer direção, impedindo também a rotação do mesmo, através de um contramomento, que bloqueia a ação do momento de solicitação.
Representação simbólica:
Fig. 3
Rx = impede o movimento de translação na direção x
Ry = impede o movimento de translação na direção y
M = impede a rotação
3.2 Estrutura
Denomina-se estrutura o conjunto de elementos de construção, composto com a finalidade de receber e transmitir esforços; conjunto de partes resistentes de uma construção.
Estruturas Isostáticas.- A estrutura é classificada como isostática quando os esforços reativos (reações de