Conflitos Territoriais Na frica
_______________________________________________________________________
São vários os conflitos no continente africano; o que é pior, muitos deles estão longe de um processo de pacificação. A maioria é motivada por diferenças étnicas, é o que acontece em Ruanda, Mali, Senegal, Burundi, Libéria, Congo e Somália, por exemplo. Outros por disputas territoriais como Serra Leoa, Somália e Etiópia; questões religiosas também geram conflitos, é o que acontece na Argélia e no Sudão. Além de tantas políticas ditatoriais instaladas, a que teve maior repercussão foi o apartheid na África do Sul – política de segregação racial que foi oficializada em 1948, com a chegada ao poder do Novo Partido Nacional (NNP).
_______________________________________________________________________
O apartheid não permitia o acesso dos negros às urnas, além de não poderem adquirir terras na maior parte do país, obrigando os negros a viverem em zonas residenciais segregadas, uma espécie de confinamento geográfico.
O conflito do Saara Ocidental é uma das disputas territoriais mais duradouras da África. Ele já se arrasta por mais de três décadas. O território é contestado pelo Marrocos e pela Frente Polisário, que em fevereiro 1976 proclamou formalmente nosso governo no exílio chamado de República Árabe Saráui Democrática.
_______________________________________________________________________
A autoproclamada república tem sido um membro da União Africana desde 1984. Tem sido reconhecido por mais de 82 nações. Enquanto isso, a questão tem estado na agenda das Nações Unidas desde 1966, mas a comunidade internacional não conseguiu encontrar uma solução adequada entre as duas partes envolvidas. As razões para esta falha é