Etologia - Primatas - Chimpanzé - Pan Troglodytes
Comportamento Social
Chimpanzés são animais com mais de 98% de identidade genética com o homem, eles apresentam habilidades e comportamentos específicos das comunidades em que nasceram e foram criados.
Eles nascem equipados com um conjunto preestabelecido de comportamentos adequados à sua existência e realização como um típico chimpanzé. E, mesmo que porventura exista um repertório inato de comportamentos possíveis, é preciso que um filhote chimpanzé observe seus semelhantes e interaja com eles a fim de aprender como e quando adotá-los. É isso que o tornará um chimpanzé, do ponto de vista de seu comportamento pautado em imitação, convivência, observação e interação.
Entre os principais vínculos "fortes" identificados entre os chimpanzés, há dois que se destacam. Aqueles estabelecidos entre machos adultos em sua luta para obter e manter o poder e os vínculos constituídos entre fêmeas e seus filhotes.
Na sociedade dos chimpanzés parece prevalecer mais o autoritarismo do macho dominante. No entanto, dentro do próprio grupo existem os "golpes de estado": constantemente um chimpanzé jovem une-se com outros para matar o macho dominante (o próprio pai, caso o grupo for pequeno) e assim assumir o poder. É comum ver o macho dominante cair em ciladas e ser morto.
O chimpanzé, dentre todos os grandes primatas, é o único, além do homem a apresentar tal comportamento: matar o próprio semelhante por causa do poder.
Outro comportamento típico de chimpanzés é o tratamento dado às fêmeas: enquanto nos outros grandes primatas a fêmea é protegida e cortejada, nos chimpanzés e em algumas sociedades humanas, ela é reprimida e espancada.
Comportamento Materno
De maneira geral, entendemos comportamento materno em mamíferos, como todo o cuidado dado pelas mães aos seus filhotes, desde o nascimento até que eles desenvolvam características e habilidades que assegurem sua própria sobrevivência, tornando-se