Estudante
Karl Marx nasceu na Alemanha e escreveu sobre filosofia, economia e sociologia. Seu pensamento foi expresso pela teoria do materialismo histórico e sua obra máxima foi O Capital. Objetivava entender o sistema capitalista e modifica-lo, portanto, seus ideais eram revolucionários, tinham uma ação política efetiva e não se limitaram apenas ao campo teórico, mas foi defendido com luta. A partir dai, o marxismo se organizou como corrente política, numa época em que a Europa via um desenvolvimento crescente do capitalismo.
Utilizou o método de explicação histórica de Hegel, no qual as forças em oposição atuam sobre o devir, como uma das bases de seus fundamentos. Baseou-se também em críticos da sociedade burguesa como conde de Saint-Simon, Francois-Charles Fourier e Robert Owen e suas propostas de implantação de uma ordem social justa e igualitária. Criticou o pensamento clássico dos ingleses Adam Smith e David Ricardo e a partir dai criou conceitos básicos de sua teoria. Trabalhou com Friedrich Engels e criaram o conceito de comunismo, a partir do qual se concluiu que as contradições do capitalismo levariam a sua superação por um regime igualitário e democrático.
‘’A alienação e o efeito necessário de certas estruturas ou formações sociais que, embora sendo produto da ação humana, tem por efeito tornar o homem estranho a si mesmo, e o resultado de suas acoes, modificados e eventualmente invertidos em relacao a suas intencoes, desejos ou necessidades’’. Sendo assim, o homem estaria politicamente alienado, uma vez que o Estado representa apenas a classe dominante e age conforme o interesse desta, e o operario alienado (ou separado) dos meios de producao e do fruto de seu trabalho, que se tornaram propriedade privada do empresario capitalista.
O conceito de classes sociais se baseia na busca por denunciar as igualdades sociais contra a falsa ideia de igualdade politica e juridica proclamada pelos liberais. Para