A questão indígena no Brasil
RESUMO
Para a realização deste trabalho acadêmico, foi analisada diversos materiais como periódicos, a Constituição Federal de 1988, reportagens, Estatuto do Índio, a Declaração da ONU sobre o direito dos povos indígenas e os dados do último Censo de IBGE a fim de esclarecer a situação indígena atual, em seus pontos populacionais, culturais e territoriais. Seu objetivo foi analisar todos os fatores que traçaram a trajetória indígena brasileira até os dias atuais, e averiguar a consequência da vivência desta carga histórica no seu cotidiano e em seu relacionamento com a população externa. Foi analisado também a questão vigente em relação as normas jurídicas voltadas para essa minoria brasileira e a sua verdadeira aplicabilidade nos dias atuais, perante os desafios do desenvolvimento nacional. Podendo analisar se elas são suficientes para a preservação histórica, cultural e linguística desta população minoritária.
Palavra-chave: Indígena, Território, Direitos e Preservação.
OBJETIVO GERAL
O Objetivo Geral dessa dissertação foi dar enfoque de forma clara e bem objetiva aos abusos sofridos pela população indígena na época da colonização do Brasil e suas consequências refletidas nos dias atuais. Levando em consideração também as normas jurídicas que regem os direitos desta minoria brasileira.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Abordamos como objetivo específico desse trabalho acadêmico a decadência da população indígena junto com seu habitat desde a vinda dos colonizadores ao Brasil através de um panorama histórico .De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística , nosso país ainda possui grande riqueza cultural com muitas etnias e línguas indígenas , não