população do Brasil
CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
BRASILEIRO
Dados Gerais
População
Absoluta: 200;
População
Relativa: 25 hab/km²; População
Brasileira
A população brasileira ocupa o território de modo bastante irregular. A densidade demográfica, no sentido litoral-interior, isso ocorre por duas razões fundamentais:
A condição do país como ex-colônia de exploração e a conseqüente dependência econômica criaram a necessidade de contato com o mundo exterior; A concentração das principais atividades econômicas (agricultura, indústria) e da urbanização no setor oriental do país.
EX: Enquanto a densidade demográfica do Estado do Rio de Janeiro é de
314,4 hab/km², a de Roraima não atinge 1 hab./km².
POPULAÇÃO BRASILEIRA
CRESCIMENTO VEGETATIVO
Indicadores Sociais
POPULAÇÃO BRASILEIRA
ANÁLISE DO CRESCIMENTO
VEGETATIVO DO BRASIL
No
Brasil as taxas de mortalidade diminuíram após a
II Guerra Mundial, devido a expansão da rede de esgoto, água encanada, campanhas de vacinação e etc. As taxas de natalidade mantiveram-se elevadas até meados do século XX, quando começaram a sofrer uma redução gradativa até os dias atuais, acompanhando o processo de urbanização que ocorreu no Brasil.
A urbanização promove a redução da natalidade, pois permite o acesso à métodos anticoncepcionais, ao aborto, os casamentos ocorrem mais tarde, o trabalho fora de casa, os cuidados e gastos com os filhos são maiores. QUALIDADE DE VIDA NO BRASIL
Embora
muitos indicadores tenham melhorado as desigualdades regionais são muito acentuadas, pois os dados estimados para o ano 2000 apontam a proporção de 35,3 por mil nascidos vivos no Brasil. Quanto às regiões, o Nordeste continua com a maior taxa (56 por mil), o Sul com a menor (22 por mil) e o Sudeste com 22 por mil nascidos vivos. O estudo revela, ainda, que Alagoas tem a taxa mais elevada de óbitos (68,4 por mil), enquanto o Rio Grande do Sul aparece