Arte Romana
ARTE ROMANA
A arte romana desenvolveudesenvolveu-se durante os quase seis séculos que vão da terceira Guerra Púnica (146 a.C) ao séc. séc. IV d.C.
Esta sofreu fortes influências por parte da arte etrusca
(na técnica), grega (na decoração) e oriental (na monumentalidade).. Contudo, os romanos souberam monumentalidade) adaptar tais influências ao seu gosto nacional, e criaram um estilo que, embora derivado de outros, não deixa de ser inconfundivelmente romano. romano. O Forum
A ARQUITECTURA
Herdeiros e continuadores da cultura grega, os romanos praticamente nada inovaram em matéria de arte arte.. Mas a sua contribuição original dá dá--se, no campo da arquitectura, na valorização do espaço interno e na compreensão da dupla importância, estética e estrutural, de elementos como o arco e a abóbada.. abóbada
A ARQUITECTURA
As características gerais da arquitectura romana são: • procura do útil
• grandeza material
• energia e sentimento
• predomínio do carácter sobre a beleza
• originalidade: urbanismo, vias de comunicação, anfiteatro, termas.
A ARQUITECTURA
Templos
Os templos romanos, à semelhança dos gregos e etruscos, tinham uma planta rectangular, tecto de duas águas, vestíbulo profundo com colunas livres e uma escada na fachada dando acesso ao pódio ou à base. Em relação às colunas, os romanos adoptaram as ordens gregas (ordem dórica, jónica e coríntia) acrescentando duas novas ordens: a toscana e a compósita.
O estilo toscano era uma espécie de ordem dórica sem estrias na fuste. E no estilo compósito, o capitel foi criado a partir da mistura de elementos jónicos e coríntios.
O Pantheon romano - detalhe em maquete da antiga Roma.
Templo da Fortuna Virillis
Planos de construção do panteão O panteão romano
Interior do panteão
A ARQUITECTURA
Termas
Nas grandes cidades, as termas ocupavam um espaço considerável, com banhos de diversas finalidades – higiene corporal,