Atletismo
Curso Técnico Auxiliar de Saúde
Disciplina: Área de Integração
Alunas: Ana Patrícia Nogueira
Daniela Silva
Marta Sousa
Índice:
Introdução 3
Praxes Académicas – O que é? 4
História da Praxe 5
Praxes – Aspectos a favor 6
Praxes – Aspectos contra 7
Código da praxe 8
Praxes – Questão Ética 9
Introdução
Praxes Académicas – O que é?
A palavra Praxe tem origem na palavra grega praxis que significa a prática das tradições, dos usos e costumes.
A Praxe Académica é um conjunto de tradições geradas entre estudantes universitários e que já há séculos vêm a ser transmitidas de geração em geração. É um modus vivendi característico dos estudantes e que enriquece a cultura lusitana com tradições criadas e desenvolvidas pelos que nos antecederam no uso da Capa e Batina. É uma cultura herdada que nos compete a nós preservar e transmitir às próximas gerações.
Ao contrario do que se possa pensar a praxe não é para fazer mal ao caloiro ou gozar com ele, mas sim a praxe serve para ajudar o caloiro ou recém-chegado a Universidade a integrar-se no ambiente universitário, a criar amizades e a desenvolver laços de sólida camaradagem. É através da Praxe que o estudante desenvolve um profundo amor e orgulho pela instituição que frequenta, a sua segunda casa.
A Praxe Académica é regida por uma hierarquia (ordem decrescente): Dux (aquele individuo que tem mais matriculas da Universidade), veterano, Doutor Veterano, Doutor, Pastrano, Caloiro (aquele que acabou de entrar), contendo as actividades realizadas sempre como base o Bom Senso.
História da Praxe
A história da Praxe remonta ao século XIV, praticada na altura pêlos clérigos monásticos, mas o seu contexto mais conhecido aparece no século XVI sob o nome de "Investidas". A Praxe, na época, era na realidade bastante dura para com os caloiros, o que a levou a ser considerada "selvagem" peia opinião popular nos finais do século XIX.
A Praxe revestiu-se historicamente de diversas