bancarrota, não
O Mercador de Veneza é um filme de Michael Radford gravado no ano de 2004 e conta com atores consagrados para os papeis de destaque como Al Pacino, Jeremy Irons e Joseph Fiennes e foi inspirado na obra homônima de William Shakespeare, é um filme tem um grande enfoque jurídico no que se fala à respeito de contratos, e traz á tona um grande problema, a falta de atenção ou até mesmo a devida consideração em certas cláusulas contratuais.
O filme se passa em um período de Veneza em que os judeus não tinha todas sua garantias fundamentais de direito respeitadas, não podiam viver no centro da cidade, e ao sairem á rua tinha que estar devidamente vestidos com um gorro vermelho para que assim todos o soubessem que trata-se de um judeu.
Um jovem rapaz de nome Bassanio se apaixona por Portia, que possui um palácio e muitas posses, para que ele a proponha em casamento é necessario que compareça ao palácio em um terra muito distante, e passe por um desafio imposto pelo seu finado pai, a escolha de três baús, somente um dá o direito de se casar com a jovem Portia.
Como Bassanio nao possui dinheiro suficiente para custear a viagem, ele pede emprestado ao seu amigo íntimo, Antônio, que por sua vez também não possui liquidez financeira, pois todas as suas riquezas estão à bordo de navios ao redor do mundo.
Este então se torna fiador de Bassânio, pede então o dinheiro à um agiota judeu, que empresta a quantia necesária para a viagem porém não cobra juros, ilegal na época devido ao crime de usura, então para ter uma garantia de pagamento o judeu pede que caso o dinheiro não fosse pago n prazo de três meses seria tirada uma libra de carne de Antônio, o fiador de Bassânio, na ânsia de ajudar seu amigo, Antonio se submete ao vil judeu.
Bassânio segue em viagem e logra êxito em sua aventura, se casando com Portia, porém Antônio recebe a notícia que todos os seus navios naufragam o deixando em bancarrota, não tendo como arcar com as obrigações de Bassânio.
Ao